Metodologia

Para cada um dos módulos vão ser elaborados objetivos de aprendizagem e serão facultados os conteúdos bási¬cos respetivos, utilizando texto, imagens, vídeos ou outro tipo de apresentações. Também serão propostas bibliografia complementar, visitas a sites ou outras atividades que complementem os conteúdos do módulo ou que permitam usar programas de livre acesso em diferentes situações.

Na realização dos módulos, será feita referência nos conteúdos aos guias de prática clínica disponíveis, elaborados e validados por membros da SESPO.

É proposto um número de horas de estudo recomendado pelo estudante para cada módulo. Cada módulo terá no final um questionário que permitirá avaliar se o estudante atingiu os objetivos propostos no módulo. São recomendados o estudo do módulo e a consulta das ligações propostas. Também são facultadas referências bibliográficas que podem ser consultadas antes da resposta ao questionário final de cada módulo.

Os questionários são compostos por 20 perguntas do tipo teste, com cinco alternativas de respostas, das quais apenas uma é a correta. É necessário responder corretamente a 15 das 20 perguntas para obter aprovação no teste. No teste, se não forem obtidas as 15 perguntas corretas, existe uma segunda oportunidade de realização.

Será estabelecido um calendário de entrega dos conteúdos para cada módulo e um tempo para o seu estudo e resolução do questionário final.

No final do curso será proposta uma série de casos clínicos que terão de ser resolvidos de forma justificada e que serão avaliados. Antes da sua entrega, será explicado o procedimento de realização e avaliação dos casos.

Para obter aprovação no curso, será necessário tirar em cada módulo um mínimo de 15 pontos e de 5 nos casos clínicos.